segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

and happy new year


Tira do armário o vestido branco, passado, lavado e fora de uso. Rasga a etiqueta, e deixa a peça única sobre a cama, à espera do banho demorado de sal grosso, ritual de limpeza e purificação da alma, da mente, do corpo e do ser. Toca no cabeça, máscara nos fios dourados, para rituar com os fios brilhantes, dourados. Com calma, banho demorado, temperatura morna e ambiente. O sal desce as curvas, grosso, eliminando os encostos, as almas ruins que grudaram, aderiram à pele e devastaram com stress, deixando a derme com aspecto de cansaço, fisionomia abatida. Promessa de sorte, de leveza na vivência, dia-a-dia longe dos ladrões de caráter, essência. Retirar de perto gente medíocre e sem perspectiva. Sobe a fumaça, e a tosse seca, garganta carregada. As temidas relações tóxicas, pensa. Alimentada pela água mais quente do que o normal, pela época fresca e acalorada do ano? Evidente. alérgica como de costume, tosse compulsivamente, e volta a idéia que lera. Tudo indo pelo ralo? Talvez seja a hora. Desprender os laços que ainda abafam, fazem mal. Ligam os fios já um pouco eletrocutados, desemcapados e sim - tantos choques, horas de inconsciência e machucados que passam, mas viciam. Adicta de bater portas e aceitar perdões tão sem jeito nem cara, em cima de desculpas montadas com pressa e sem nexo algum. Sempre o discurso inexato do quanto era importante, tudo o que representava e as promessas mil de melhoria, reconstrução e uma paz improvável. Caía, caiu diversas vezes, e hoje não tinha mais vontade de acreditar. Resolve que deixará então a vida guiar, que as coisas aconteçam, e não esquecer apenas num canto: seus princípios e valores. Mais valorosos que beijos sem paixão, e algumas mentiras sinceras. Tão descaradas que mais tarde deixam sem chão, fazem sofrer em dobro.
Seca-se com a toalha que elimina os resquícios ainda existentes de qualquer passado inconveniente, fricciona o tecido atoalhado afim de tirar o peso das costas, as marcas de sofrimento e tudo que não serve mais, e insite em grudar. Como uma música de propaganda na boca, um chiclete sem gosto entre os dentes e a saliva seca nos lábios; mais tarde, rachaduras, cáries e a mesma canção de rima pobre rodando entre a mente e a prosperidade que almeja, todo o futuro que quer viver, e tem pressa, necessidade.
Um creme no corpo, pernas para segurar das ventanias emocionais sem deixar abater, ombros para deixar pescoço ereto, cabeça erguida e orgulho das ações, sejam errôneas ou totalmente assertivas. Mãos macias, segurar cordas com força, cabo-de-guerra contra todo esse mau-olhado, urucubaca desgostosa. Brincos nas orelhas, colar entre as saboneteiras protuberantes, o colo bonito e o vestido branco, roupa de baixo vermelha, rosa e roxa. Paixão, amor e luxúria! Respectivamente..E na ordem das aspirações, desejos urgentes. Um sapato de salto para dar equilíbrio e auto-confiança, figura de mulher que não se abstêm, não se deixa abater e continua na guerra diária, aconteça o que seja..
Terminado o ritual, pós carnavalesco, o ano começa agora! O que antes vivíamos e era uma ilusão tão doce e perigosa, essa alegoria de sentimentos que pairavam e não encontravam raíz, placa mãe. O esquecimento do plano real que hoje regressa à casa, como um filho pródigo e aclamado, sendo pedido por todos já cansados de girar nesse carrosel de sentimentos que apenas circula, volteia e não pára nunca para as tomadas de decisão, a realidade nua e crua, tal como deve ser a vida. Imaginação viva, e os pés no chão. Sem deixar-se voar ou levar pela ventania das frases de efeito, e das atitudes floreadamente cortês, falsas intenções, segundas, terceiras..Peço muito um amor verdadeiro e duradouro, real. Depois, saúde para mim e para aqueles que amo, que zelo. Dos que não me querem bem, apenas o bem deles, e sua ausência, seu esquecimento e afastamento. Fé, para que mesmo com os desafios à vista, não pare de remar, navegar; desistir. Coragem para seguir em frente, um pouco nos bolsos sempre é bom - precaução. Alguns ideais, e umas metas para não tornar-se alienada, vencer a inércia com êxito. E nos lábios, um sorriso. Aproxima quem deseja um abraço, uma felicidade. E deixa longe quem inveja sente, quem o mal deseja.
Isso basta, e o ritmo a partir de amanhã muda. Resoluções postas à mesa, no papel com caneta azul esferográfica, torcer para que algum santo ou deus tenha lido ou escutado, visto. Com fé, muita fé e o mesmo sorriso tímido apenas de dentes superiores. And a happy new year, relembra um dos hinos natalinos e olhando pela janela, fala baixo apenas para ela mesma: feliz ano novo. Vai até a janela, e deixar o grito sair do corpo. Feliz ano novo!

(A novidade do ano, quem faz é você. Pode ser hoje, amanhã, ontem, ou dia primeiro. Feliz ano novo, quando a mudança estiver entre suas prioridades. Inovando é que se inicia um ciclo totalmente em branco. Happy new year!)