quarta-feira, 2 de março de 2011

Cena.


Todos me calam com as desculpas mais do que esfarrapadas de equilíbrio, bom senso e sensatez. Tenho tudo isso, e só não faço uso correto, porque francamente, eu gosto é de ação. O filme excêntrico que planejo e me saí do controle; faço o casting e me surpreendem com faltas e aparecimentos, mocinhos que se demonstram vilões e assassinos perigosíssimos que não passam de passionais convictos, tresloucados do amor. Cenas cortadas quando o certo seriam seguir seu fluxo habitual, rotineiro e incansável. O que me exapera é a falta de partido, a comodidade das massas. Ricas, humildes, simplórias ou refinadas. Esse silêncio medroso que não fala, e ao mesmo tempo traduz-se em repressão, freio de mão ativo que pára antes da chegada do temeroso descontrole, dessa frenecidade de viver sem se culpar; se incriminar de ser humano, possuir emoções e se dissipar de tais armadilhas, motins pulsantes.
Delícia mergulhar na intimidade de não limitar-se, se expor ao habitat natural como veio, à que se destinou. Sem ornamentar frases para não machucar, florear segundas, quiçá terceiras intenções. Sair pela porta da frente, sim, quando não atingido o previsto - planos mutáveis e suas câmaras secretas. Cabeça erguida, olhos turvados à frente e nenhuma inquiedade. Quem não aceita o gosto amargo, não saberá apreciar o adocicado mais tarde; sobremesa recheada de invidualidade.
Meios-termos são pra pessoas que passam despercebidas toda uma vida, que nunca sentiram na pele a adrenalina rolar e fluir, tomar conta e cegar. É para aqueles que não nasceram com alguma luz, ou brilho, que não despertam nada: nem ódio, nem amor. Indiferença, talvez. Tédio e constância numa vidinha arroz e feijão, sagu e ambrosia. Coisa mais clichê, sem sal (nem pimenta), sem graça alguma! Não queimar a língua, e o prazer de sentir horas depois de volta o gosto úmido dos alimentos, ou de salgar tanto a vida, as atitudes, incoerências, que a água venha como um banho, purificação...
Vida em preto e branco, vida sem graça: vida meio-termo! Metade, mais ou menos, tanto faz.