sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A ex

Diz o ditado de autor desconhecido, e eu reafirmo então: feliz era Eva. Sabem por que? Adão não tinha ex. Me maravilho apenas de imaginar um passado todinho em branco onde mulher nenhuma de quem começamos a nos relacionar reapareça ou das cinzas, ou diretamente do baú de memórias nem tão boas, assim como não tão ruins, no seu todo, afinal: juntos estariam, se tivessem dado certo. Certo? Pra tais moças que acham bacana brincar de ser fantasminha e assustar a vida real (e presente) que não a inclui mais com mensagens repentinas - e às vezes, desesperadoras - ou, aparições premeditadas afim de incomodar futuros relacionamentos do pobre coitado é a única saída para viverem bem. Pura falta de amor próprio e noção em insistir no que o outro não quer. Uma pena para elas, uma dor de cabeça a mais para quem, quer ser feliz no agora e nada tem a ver com isso.

Mais tempo, menos tarde, e percebe-se que todo homem traz alguma louca no passado de brinde. Falo sério. Aliás, seríssimo: parece ser incontrolável a vontade de tentar destruir qualquer outra vivência que não a inclua. Ou pior, de tentar mostrar a todo e qualquer custo a "felicidade" em que anda vivendo (o que muitas vezes não passa de uma bela farsa onde a moça posta fotos nas redes sociais onde se acha uma diva - sensualizando com aquele toque especial de vulgaridade - bebidas nas mãos, o sorriso que não existe na maior parte das horas dos dias e as mil amigas que agora possui. Tudo isso para uma ilusão própria, ou anestesia no que não cicatriza nunca. Bem na verdade, anda infeliz e psicótica porque quem está ao lado do trono do rei, já não é mais ela própria, rebaixada a mera conhecida, mais uma súdita no reino que se chama "vida de cada um". Sem perceber, a relíquia do museu que se intitula "passado" passa até mesmo por humilhação: natural que ele reclame aos amigos, que fuja dos locais onde a inconsequente frequenta e que, alerte possíveis futuras namoradas de que, há quem talvez venha a incomodar.

Entedemos que deve ser complicado ainda sentir algo por quem não sente - ou talvez, nunca tenha sentido - o mesmo. Acontece todos os dias, nos lugares menos esperados, nos horários mais impróprios possíveis. Porém, para quem é atual na vida dessa outra pessoa, também é difícil. Deixar de imaginar momentos calientes ou de romance de talvez possam ter existido é um desafio diário, afim de evitar surtos momentâneos. Porém, há criaturas que pecam em, não se contentar seguindo a própria vida meses, ou até mesmo anos, após o término. Incomodam, então, para cutucar. Com o pior e mais perverso intuito de:  estragar o que não conseguiram ter. Ou quem sabe, manter. Um dos motivos talvez, que ex-namoradas deem tanta dor de cabeça, tanto ao homem, quanto à sua futura paixão é que mulher finge esquecer fácil, porém, para processar que deve liquidar com o que sente por quem não a quer, demora muito mais. A facilidade masculina, nesse sentido, chega a ser espantosa. Tanto que, são tão poucos os homens do nosso passado que enchem a paciência, se comparados aos milhares de meninas inconformadas que tentam o infortúnio da nossa felicidade. No mínimo, algo a ser pensado. Eles, já pensando no futuro; enquanto as queridas, presas em velhas fotografias e momentos que não retornam, estancam. Chega a ser triste.

A ex vai fazer o que puder, quando no início, para que tudo se torne no inferno em que a mesma se encontra enfurnada. Há as que conseguem ir em frente, e depois de certo tempo, até mesmo serem conhecidas agradáveis do cara. Porém, a meta das que não se conformam é, mirar na sua insegurança e acertar o que de tão especial há entre o casal. Até mesmo um tempinho depois, incomodará de vez em quando, indo nas festas em que vocês costumam ir, e seguindo seu namorado pela faculdade. Acho normal. Afinal, já que é um EXemplo do que não deveríamos ser, para que se preocupar? Mesmo que seja lindíssima, uma gênia ou cheia da grana. O que importa é nós. Os dois, o casal, "a gente". E que a escolhida, numa batalha com o pretérito já pra trás do outro, foi vencida por você. Mesmo que momentaneamente, congratulations!